quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Síntese dos vídeos do professor Paulo Ghiraldelli: Filosofia da educação: o que é?

 Desbanalizando o banal!
Aqui o professor Paulo destaca "coisas " que  são banalizadas., de modo que as pessoas que não conhecem a Filosofia da Educação de fato passem a perceber a filosofia como elemento essencial na educação.
Logo ele cita as ideias de três pensadores: ROSSEAU, PAULO FREIRE,IVAN ILLICH.
 Para Rosseau,desbanalizasr o banal é causar estranhamento, ou seja, não deve -se ver as coisas como elas são. COMO ASSIM?! 
Ele quer dizer que não devemos utilizar ¨coisas¨ prontas, mas sim através do que recebemos usarmos nossa criatividade, conceber novas ideias, logo não devemos concordar plenamente com o que vemos ou escutamos.
Por exemplo: o menino Emílio que foi educado por um professor que tinha como lema a ideia de que para o garoto aprender era necessário antes de tudo inventar.
Paulo Freire,também desbanaliza o banal em relação à Educação, pois para ele o aluno é visto como um banco e o professor éo depositador. Mas Paulo Freire oferece e crê na EDUCAÇÃO LIBERTADORA.
IVAN ILLIACH, também desbanalizao banal. Ele era reitor e fez um discurso onde defendia a ideia de que devíamos viver em uma sociedade sem escola; com isso ele causa estranhamento nos ouvintes (pois como pode um educador dizer tal absurdo).
O que ele queria dizer era que podemos ser educados de outras formas e em outros ambientes...
Ele confia na autonomia do aluno e assim desbanaliza o banal com sua concepção de que não é só com o professor que se aprende.
GHIRALDELLI,ainda relata sobre dois tipos de FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: a FUNDAMENTADORA e a JUSTIFICADORA.
A primeira, FUNDAMENTADORA, crê na essência como fundamento educacional para dá base à PEDAGOGIA e consequentemente ao ato educativo.
A JUSTIFICADORApromove a liberdade, não se diz que a liberdade é essência, mas sim algo que sejameta; e a filosofia da educação dá suporte à atividade, ou seja, justifica.
O professor diz ainda que: os filósofos contemporâneos tendem a abandonar os fundamentos e aderem à justificação; não procuram a essência mas , propõem uma pedagogia e tentam através de discursos dize que ela é vantajosa, e quando este é bem elaborado pode ser sim uma FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO.
CADA UM JULGAA PEDAGOGIA COTIDIANAMENTE E DIZ SE ELA É BOA OU NÃO!