segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Principais conceitos de Paulo Freire referentes ao livro Pedagogia da autonomia:saberes necessários à pratica educativa.

Conceitos
Paulo Freire diz que...
página
A importância da reflexão. 
...a reflexão é essencial na formação  do professor, para que este possa ser crítico quanto à formação de seus alunos, oferecendo –lhes uma prática educativa crítica.


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A relação Teoria / Prática.

...nesta relação, é necessário que se reflita de forma crítica; a teoria é necessária, mas é preciso que a prática a complemente.
 
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Ensinar não é transferir conhecimento.


...ensinar consiste em oferecer ao educando possibilidades de inventar,criar  e não apenas oferecer conteúdos sem aguçar o interesse do aluno.


  27
Não há docência sem discência.

...a  docência explica a discência e vice-versa, e apesar de serem termos contrários, um está profundamente relacionado ao outro; um dá vida ao outro.

12
Curiosidade ingênua e
Curiosidade epistemológica

...o primeiro conceito consiste no pensamento do senso comum e pode se valer de um saber que não foi provado por critérios rigorosos.
O segundo é uma visão crítica sobre as coisas e, apartir da criticidade o aprendizado é construído e desenvolvido.



17
Ensino bancário

...este ensino inibe a criatividade do educador e do educando , ele vê o aluno como um banco e vai “depositando” conteúdos sem ao menos compreender se o aluno entendeu de fato o que foi ensinado ou tentou se ensinar.



13
Momentos do ciclo gnosiológico.

...apresenta dois momentos: aquele que se ensina e aprende o conhecimento preexistente; o outro é onde se trabalha a fim de produzir um novo conhecimento .

   15
Ética e Estética.

...estes parâmetros devem acompanhar o aprendizado e a mudança do pensamento ingênuo para o crítico.
 
   18
Consciência da inconclusão.

...onde há vida, há inconclusão; o inacabamento do ser é próprio da vida. Não há nada pronto, mas as coisas se modificam, se transformam...

40
Condições favoráveis para a
 realização da tarefa docente.



...o professor deve ter condições higiênicas, estéticas e espaciais que favoreçam sua tarefa docente, a fim de ter um desempenho eficaz no espaço pedagógico.



39
Importância da dialogicidade.


...o diálogo faz com que as pessoas aprendam umas com as outras , podendo assim crescerem em conhecimento.

   21
Características de uma aula dinâmica.

...o dinamismo está no processo do pensamento ; na relação de contínuo aprendizado que o professor e o aluno assumem.

52
Educação problematizadora.
...é aquela que aguça a criatividade do educando e estimula sua capacidade de aventurar-se ;de certo modo “imuniza” contra o poder apassivador do bancarismo. Relaciona o ensino ao cotidiano do aluno.

13
“Quem ensina aprende ao ensinar
e quem aprende ensina ao aprender”.

...ensinar não existe sem aprender, porque no ato de ensinar o educador pode aprender com o educando novas formas de ensinar.


12
O discurso da globalização.

...fala de ética, mas da ética capitalista e não da ética universal do ser humano. Este discurso oculta a verdade de como o capitalismo se apresenta na História; aumenta a riqueza de poucos e aumenta a miséria de milhões de pessoas.



80
Educador democrático.
...é o educador que não impõe limite à capacidade crítica do educando, ele trabalha com os alunos os métodos que os fazem se aproximar daquilo que ainda não se conhece, diferente do que é visto no ensino bancário.

 

  14
Autonomia.

...se forma de diversas experiências e decisões que são tomadas por alguém, e cada um é responsável por sua própria autonomia.


  67
Tarefa pedagógica dos pais.
...os pais devem conscientizar seus filhos sobre as possíveis consequências de suas decisões.

66
Autoridade democrática
...seu papel é deixar claro que o fundamental no aprendizado do conteúdo  é a construção da responsabilidade da liberdade que se assume.

   58
Conclusão

Pude compreender através da análise destes conceitos que o caminho para a autonomia é um via de mão dupla. O aprendizado é mútuo; ele se dá do educador para o educando e o contrário também é verdadeiro. Como mediador, o professor deve oferecer ao aluno um conteúdo que estimule a criação e não a reprodução de conceitos preexistentes; da mesma forma deve oferecer-lhe um aprendizado que se aproxime do seu cotidiano, ajudando-o a passar do senso comum para um senso crítico sobre as coisas. Assim, ambos terão na escola um espaço de alegria e vivência, onde poderão ver o mundo através de novos horizontes.