Conceitos | Paulo Freire diz que... | página |
A importância da reflexão. | ...a reflexão é essencial na formação do professor, para que este possa ser crítico quanto à formação de seus alunos, oferecendo –lhes uma prática educativa crítica. | 22 |
A relação Teoria / Prática. | ...nesta relação, é necessário que se reflita de forma crítica; a teoria é necessária, mas é preciso que a prática a complemente. | 11 |
Ensinar não é transferir conhecimento. | ...ensinar consiste em oferecer ao educando possibilidades de inventar,criar e não apenas oferecer conteúdos sem aguçar o interesse do aluno. | 27 |
Não há docência sem discência. | ...a docência explica a discência e vice-versa, e apesar de serem termos contrários, um está profundamente relacionado ao outro; um dá vida ao outro. | 12 |
Curiosidade ingênua e Curiosidade epistemológica | ...o primeiro conceito consiste no pensamento do senso comum e pode se valer de um saber que não foi provado por critérios rigorosos. O segundo é uma visão crítica sobre as coisas e, apartir da criticidade o aprendizado é construído e desenvolvido. | 17 |
Ensino bancário | ...este ensino inibe a criatividade do educador e do educando , ele vê o aluno como um banco e vai “depositando” conteúdos sem ao menos compreender se o aluno entendeu de fato o que foi ensinado ou tentou se ensinar. | 13 |
Momentos do ciclo gnosiológico. | ...apresenta dois momentos: aquele que se ensina e aprende o conhecimento preexistente; o outro é onde se trabalha a fim de produzir um novo conhecimento . | 15 |
Ética e Estética. | ...estes parâmetros devem acompanhar o aprendizado e a mudança do pensamento ingênuo para o crítico. | 18 |
Consciência da inconclusão. | ...onde há vida, há inconclusão; o inacabamento do ser é próprio da vida. Não há nada pronto, mas as coisas se modificam, se transformam... | 40 |
Condições favoráveis para a realização da tarefa docente. | ...o professor deve ter condições higiênicas, estéticas e espaciais que favoreçam sua tarefa docente, a fim de ter um desempenho eficaz no espaço pedagógico. | 39 |
Importância da dialogicidade. | ...o diálogo faz com que as pessoas aprendam umas com as outras , podendo assim crescerem em conhecimento. | 21 |
Características de uma aula dinâmica. | ...o dinamismo está no processo do pensamento ; na relação de contínuo aprendizado que o professor e o aluno assumem. | 52 |
Educação problematizadora. | ...é aquela que aguça a criatividade do educando e estimula sua capacidade de aventurar-se ;de certo modo “imuniza” contra o poder apassivador do bancarismo. Relaciona o ensino ao cotidiano do aluno. | 13 |
“Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. | ...ensinar não existe sem aprender, porque no ato de ensinar o educador pode aprender com o educando novas formas de ensinar. | 12 |
O discurso da globalização. | ...fala de ética, mas da ética capitalista e não da ética universal do ser humano. Este discurso oculta a verdade de como o capitalismo se apresenta na História; aumenta a riqueza de poucos e aumenta a miséria de milhões de pessoas. | 80 |
Educador democrático. | ...é o educador que não impõe limite à capacidade crítica do educando, ele trabalha com os alunos os métodos que os fazem se aproximar daquilo que ainda não se conhece, diferente do que é visto no ensino bancário. | 14 |
Autonomia. | ...se forma de diversas experiências e decisões que são tomadas por alguém, e cada um é responsável por sua própria autonomia. | 67 |
Tarefa pedagógica dos pais. | ...os pais devem conscientizar seus filhos sobre as possíveis consequências de suas decisões. | 66 |
Autoridade democrática | ...seu papel é deixar claro que o fundamental no aprendizado do conteúdo é a construção da responsabilidade da liberdade que se assume. | 58 |
Conclusão | Pude compreender através da análise destes conceitos que o caminho para a autonomia é um via de mão dupla. O aprendizado é mútuo; ele se dá do educador para o educando e o contrário também é verdadeiro. Como mediador, o professor deve oferecer ao aluno um conteúdo que estimule a criação e não a reprodução de conceitos preexistentes; da mesma forma deve oferecer-lhe um aprendizado que se aproxime do seu cotidiano, ajudando-o a passar do senso comum para um senso crítico sobre as coisas. Assim, ambos terão na escola um espaço de alegria e vivência, onde poderão ver o mundo através de novos horizontes. |
Este blog foi criado como ferramenta de uma nova visão sobre o que vemos, ouvimos...enfim o que pode nos influenciar! Eu sou aluna do curso de Pedagogia da Faculdade Geremário Dantas.
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Principais conceitos de Paulo Freire referentes ao livro Pedagogia da autonomia:saberes necessários à pratica educativa.
Assinar:
Postagens (Atom)